Entre cálculos e pagamentos, Ednéia e Leandro revelam como é a rotina

Trabalho é constante para manter a contabilidade e outros detalhes sob controle, mas nas horas vagas, eles relaxam com música, filmes e afins

Pelo próprio nome ‘Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de São João da Boa Vista’, é possível imaginar pelo menos um pouco da parte burocrática e monetária que envolve o São João Prev.
Dos diversos setores que integram esta autarquia municipal, os de Contabilidade e Auxílio Previdenciário II têm um fluxo de trabalho bastante intenso e minucioso, entre cálculos, contas e detalhes precisos, para que tudo ‘feche’ da maneira exata.
Ednéia Ridolfi, funcionária do São João Prev há 9 anos, é a Técnica Contábil, responsável pelo registro diário de lançamentos contábeis -empenho, liquidação, operação bancária e baixa na tesouraria-, conciliações bancárias e contábeis, cadastro de contratos, registro das Folhas de Pagamento, envio de declaração à Receita Federal, suporte a contadora, atendimento à Diretora Administrativa/Financeira e ao Superintendente, entre outras tarefas ligadas à Contabilidade.
“No departamento contábil estamos em três servidores para realizar toda rotina de compras, pagamento, contabilidade e patrimônio, atendimento ao Ministério da Previdência e Receita Federal”, diz Ednéia.
Ela observa que, nestes 9 anos de trabalho no IPSBJV, o volume de movimentação tem aumentado gradativamente.
“Ainda mais com relação ao Tribunal de Contas e Ministério da Previdência nos registros de atos e fatos contábeis, e também pelo fato de o Instituto de Previdência estar em ascensão, gerando maior volume de trabalho e de procedimentos no departamento contábil”, destaca.
Graduada em Ciências Contábeis, Ednéia é a primeira das três filhas de um casal, formado por um Mestre de Obras aposentado da Prefeitura e uma dona de casa.
Em seus momentos de lazer, ela gosta de ouvir música, assistir a filmes e séries ou de fazer artesanato em madeira ‘decoupage’.
Quem também gosta de música, inclusive tocando viola caipira e cantando, talentos que herdou do avô, é Leandro Donizete Gonçalves Pedro, que trabalha como Auxiliar Previdenciário II no São João Prev.
“Ultimamente tenho dedicado a maior parte de minhas horas vagas aos estudos, que sempre foram para mim muito prazerosos. Mas adoro tocar viola caipira, cantar e passar tempo com minha família, conversando, brincando, jogando e também, sempre que possível, gosto de assistir e acompanhar futebol”, comenta.
Leandro entrou para a equipe do São João Prev por aprovação em Concurso Público, realizado em 2018, e começou a trabalhar em 22 de outubro daquele ano.
“Meu cargo é Auxiliar Previdenciário II e eu realizo as compras diversas de consumo do Instituto. Pego orçamentos, monto o processo de pagamento, cobro nota fiscal e faço pagamentos; realizo o pagamento dos fornecedores contratados, auxilio na contabilidade nos movimentos diários, acompanho diariamente a carteira de investimentos do Instituto, alimentando planilha auxiliar para o fechamento mensal dos fundos; e envio extratos mensais para a empresa de consultoria financeira. Também auxilio no preenchimento da DAIR (Demonstrativo das Aplicações e Investimentos dos Recursos) enviada ao Ministério da Previdência pela Diretora Financeira. No mais, fico à disposição da chefia para ajudar no que for possível no andamento diário do Instituto”, descreve ele.

E confessa que está satisfeito com toda essa rotina, enfatizando que o São João Prev possibilita um bom ambiente de trabalho.

Sobre planos futuros, Leandro tem, sim, objetivos e, como a maioria dos brasileiros, está sempre buscando crescer, seja como ser humano ou profissionalmente.
“No momento, estou com planos a curto prazo. A pandemia me fez repensar algumas coisas e traçar novas metas, de acordo com o que a minha realidade permite. Estou cursando Engenharia da Computação pela Universidade Virtual de São Paulo”, conta.
Vindo de uma família, que ele percebe ser bem unida, Leandro é o quarto filho, de um total de cinco irmãos, além de possuir muitos tios e primos, presentes e participativos, e vários sobrinhos, com quem divide suas ‘artes’.
“Em casa, moramos minha mãe, meu irmão caçula e eu. Meu pai, infelizmente, já faleceu, há dez anos”, completa.
Talvez por isso, o Auxiliar Previdenciário II reconheça que sempre procura curtir cada momento de sua vida como se fosse o último e tirar o melhor possível de cada ocasião.
“Com o tempo, vamos aprendendo que coisas como um simples bate-papo são as melhores da vida. Enfim, dou mais valor às pessoas enquanto pessoas do que aos títulos que elas possuem”, finaliza ele.