Semana da Mulher lembra que São João e cidades vizinhas têm Prefeitas

Teresinha, a Prefeita de São João, conta sua trajetória de vida e a experiência na política, até conquistar cargo máximo do Executivo

Essa semana foi a chamada Semana da Mulher, marcada por algumas ações pelo 8 de março, conhecido como o Dia Internacional da Mulher, cujo principal fator desencadeante é a morte das operárias em uma indústria têxtil de Nova York, ao reivindicarem melhores salários e condições de trabalho.
Muitas informações remontam à origem desta data, gerando certa controvérsia sobre qual versão é a real, mas todas têm um ponto em comum: mulheres trabalhadoras em busca de valorização e igualdade de direitos.
Em 1975, a ONU instituiu definitivamente o 8 de março como Dia Internacional da Mulher e, de lá para cá, foram muitos os avanços.
Atualmente mulheres já ocupam cargos, inclusive de chefia, em grandes empresas, em todo o mundo.
Ainda não é raro ler notícias sobre agressão contra a mulher ou machismo; porém, a mulher de hoje tem mais consciência de seus direitos, de sua importância para a sociedade ou até para resolver conflitos - graças à sua sensibilidade e intuição.
E por falar em trabalho, o São João Prev tem sob seus cuidados 534 mulheres aposentadas e 154 pensionistas, num total de 688 mulheres -- contabilidade ‘fechada’ até o dia 31 de janeiro de 2021 e que representa quase 63% do quadro total de aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de São João da Boa Vista – SP.
Todas estas mulheres trabalharam ativamente em áreas do Serviço Público, como saúde, educação, finanças e muitas outras, dedicando sua força de trabalho para que a sociedade pudesse ser melhor e agora, desfrutam deste merecido resultado junto à família e amigos.

Prefeitas eleitas em São João e cidades vizinhas
Um ditado bastante antigo já enfatiza o quanto a presença feminina pode ser determinante, ao pregar que “a mão que balança o berço é a mão que governa o mundo.”
Nas eleições de 2020, que por si só já ocorreram em meio à pandemia, exigindo muito cuidado e protocolos de segurança redobrados contra a Covid-19, um fato interessante marcou a história de São João da Boa Vista: três mulheres foram candidatas ao cargo de chefe do Executivo.
E, pela primeira vez na história do município, uma mulher conquistou esta posição.
Situação idêntica vivem as cidades de Águas da Prata e Espírito Santo do Pinhal, que também elegeram Prefeitas, o que ilustra o antigo ditado, como se a população acreditasse na mulher e em sua capacidade para, no dia a dia à frente de uma cidade, dar à ela (à cidade) quatro anos de prosperidade e inovação.
Maria Teresinha de Jesus Pedrosa, Prefeita eleita em São João, obteve 12.430 votos, o equivalente a 28,68% do total.
Sua primeira experiência política veio em 2000, quando candidatou-se e foi a vereadora mais votada em São João da Boa Vista e a única mulher entre os 17 membros do Legislativo da época.
Sete anos mais tarde, conquistou a posição de Presidente da Câmara Municipal, sendo até o momento, a única mulher a liderar o Legislativo.
“Eu nunca imaginei que, um dia, estaria fazendo parte da politica porque comecei a trabalhar num hospital com 16 anos e a última coisa que passava pela minha cabeça era política. Mas eu atribuo isso como um dom de Deus e os caminhos foram sendo percorridos. Eu vim para São João, onde conheci o Vick [Aquevique Nhola, o marido] que estava na vida pública e a partir daí, -e com o meu trabalho social, humano, que eu sempre tive na área da saúde-, acabei também me envolvendo na política. É uma forma de você poder fazer muito mais pela população, estando no Poder Público”, comenta a Prefeita, sobre como despertou para essa área.
Sobre ser a primeira mulher a governar São João, cidade em constante crescimento, Teresinha confessa que este é um desafio muito grande, sobretudo neste ano, atípico, em função da pandemia ter se acentuado.
“Mas eu sempre disse que é uma missão que Deus colocou nas minhas mãos e estou tranquila, confiante. Tenho certeza que nós vamos fazer a diferença e vamos fazer o melhor governo de São João da Boa Vista. E ser a primeira mulher eleita Prefeita é um orgulho, uma honra, embora a gente queira que tenha mais mulheres no Poder Público também. Estamos trabalhando para honrar todas as mulheres, para que haja esse incentivo, para que mais possam participar do Poder Público”, enfatiza.
Indagada se existe alguma frase ou lema que norteie sua vida, a chefe do Executivo sanjoanense destaca uma, que sempre diz: ‘Nada é por acaso. Deus tem uma missão na vida de cada um.’
“E essa é a minha missão. E a principal delas: ‘nunca desista dos seus sonhos’”, Teresinha finaliza.