São João Prev

NOTÍCIAS

São João Prev apresenta Pró Gestão e dados do Cálculo Atuarial

Em encontro no auditório do UniFAE, equipe pôde também esclarecer dúvidas dos presentes e explicar detalhes pontuais sobre o tema

Na manhã desta terça-feira (20), no auditório do UniFAE, o Superintendente do São João Prev, Sérgio Venício Dragão, a Diretora de Benefícios Previdenciários Sabrina Poveda Verne, a Diretora Administrativa e Financeira Lívia Ricetti de Oliveira Toni, a Contadora Edilaine  Aparecida Trindade e o Diretor Jurídico, Cleber Augusto Nicolau Leme, receberam os representantes dos Conselhos Fiscal e Administrativo para divulgar o Pró-Gestão e apresentar o último cálculo atuarial, cuja data-base foi dezembro de 2019.

O objetivo deste encontro foi apresentar aos Conselheiros o resultado do Cálculo Atuarial e suas premissas,  com base na população de servidores ativos, aposentados e pensionistas. O São João Prev conta atualmente com os PLANOS FINANCEIRO E PREVIDENCIÁRIO. Para a elaboração do Cálculo Atuarial são considerados os recursos financeiros atuais, aplicando-se cálculos matemáticos, estatísticos e a expectativa de vida, com embasamento na legislação federal, municipal e normativas da Secretaria de Previdência, buscando assim o equilíbrio financeiro e atuarial do sistema previdenciário.

André Sablewski Grau,  Atuário responsável da empresa MAGMA ASSESSORIA, explanou sobre o trabalho que é feito hoje no Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de São João da Boa Vista-SP, com base na Portaria nº 464/18, e detalhes sobre a ‘nova’ tábua de mortalidade, atualizada devido ao aumento na expectativa de vida dos servidores aposentados.

Outros pontos analisados foram o de que atualmente tem-se um maior número de inativos para cada ativo do que antigamente, como calcular o benefício do servidor que não tem direito a integralidade, como dispor o valor para custear cada segurado, entre outros aspectos.

Na sequência, em uma segunda parte do encontro, Sabrina e Livia discorreram sobre o Pró-Gestão – programa de Certificação institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, Distrito Federal e Municípios, instituído pela Secretaria de Previdência Sprev, e como este pode favorecer o São João Prev.

O Pró-Gestão visa auxiliar e incentivar os entes federativos na melhoria da gestão dos RPPS, por meio de aprimoramento no controle de ativos e passivos previdenciários e de maior transparência no relacionamento destes com os segurados e sociedade.

Das vantagens que este pode trazer aos RPPS, como o São João Prev, estão, além do controle e transparência, uma padronização nos processos de trabalho, melhoria na governança de acordo com sua organização, acesso a maior número de produtos de investimento, ser considerado como investidor qualificado e aumento dos limites de aplicação para Renda Fixa e Variável, conforme cada nível de qualificação (de 5% a 20%).

Sobre a importância dos Conselhos, esclareceu-se que esses representam os segurados de maneira paritária, há necessidade de serem qualificados e capacitados e que é fundamental que estejam envolvidos em todas as etapas e dimensões – seja a governança corporativa, educação previdenciária e controle interno.

 Os conselheiros presentes também tiveram a oportunidade de fazer perguntas, trocar ideias com a equipe e ter suas dúvidas solucionadas.