São João Prev participa de curso da APM Qualifica

Evento trouxe o palestrante Mario Rattes para tratar de assuntos que envolvem a Nova Previdência nos RPPS Municipais

A Associação Paulista de Município – APM Qualifica- realizou a palestra ‘A Nova Previdência nos RPPS municipais”, evento gratuito, ocorrido em três dias, nas cidades de Limeira, Araraquara e Bauru respectivamente.

O superintendente do Instituto de Previdência, Sérgio Venício Dragão, e a Diretora de Adm/Financeira, Lívia Ricetti Oliveira Toni estavam entre o público que conferiu de perto a palestra, ministrada por Mario Rattes.

O evento abordou, de forma prática e direta, questões referentes à reforma, com ênfase nos principais pontos que afetam os Municípios, bem como as possibilidades de equacionamento do déficit previstas na Portaria 464/2018, inclusive com aporte de ativos - a chamada Monetização de ativos públicos - que considera como uma alternativa inovadora aos meios atuais de remuneração dos planos previdenciários nos RPPS.

Os principais pontos da Lei de Responsabilidade Previdenciária, com apresentação de um modelo de implementação de empréstimo consignado pelos RPPS também esteve no cronograma tratado no curso, entre outros tópicos.

Mario Rattes, o palestrante, é  graduado em Ciências Atuariais e já atuou como consultor do Banco Mundial, do PNUD, do Banco do Brasil e de diversas entidades fechadas de Previdência Complementar.

Seu currículo inclui, ainda, consultoria em estudos de segregação de massa e reunificação de planos para diversos Municípios.

Na área de qualificação profissional, Rattes tem ministrado diversos cursos voltados para RPPS, que versam sobre assuntos de natureza previdenciária e atuarial, com foco na busca de equilíbrio financeiro e atuarial.