São João Prev

Notícia

Quarentena da equipe do São João Prev é marcada por cursos
Quarentena da equipe do São João Prev é marcada por cursos

A maioria deles tem sido on-line, mas Superintendente lembra de alguns presencias, anteriores ao isolamento social

Este ano, como todos podem perceber, a pandemia do novo coronavírus fez surgir uma nova modalidade de cursos, workshops e eventos, antes possíveis apenas por meio de viagens e deslocamentos – a on-line.

Pela internet, em plataformas como Zoom e Google Meet por exemplo, foram e têm sido inúmeras as lives e bate-papos, acompanhados de qualquer local, gratuitamente.

A equipe do São João Prev, que segue trabalhando de forma remota no atendimento aos seus segurados e pensionistas, participou de alguns destes eventos virtuais, até para que, quando tudo voltar ao normal, estejam ainda mais bem preparados para recepcionar o público novamente ao vivo.

O Superintendente, Sérgio Venício Dragão, lembra que a participação nestes cursos começou pouco antes da pandemia, quando ele e a Diretora Administrativa e Financeira, Livia Ricetti Oliveira Toni, ainda foram presencialmente ao 2º Congresso Brasileiro de Investimentos, em Florianópolis (SC), ocorrido de 11 a 13 de março de 2.020.

Foi o último evento presencial do setor e, na ocasião, eles puderam conferir a palestra com o  Secretário de Previdência, Narlon Gutierre Nogueira.

Outra participação presencial que Sérgio cita foi ‘A Nova Previdência nos RPPS Municipais’, um ciclo de palestras que houve em Limeira, no dia 18 de fevereiro deste ano, sob realização da Associação Paulista de Municípios.

“Além dos eventos acima, participamos/assistimos várias lives com os Agentes Autônomos de Investimentos, que nos passaram um ‘termômetro’ da situação política, econômica e financeira, no Brasil e no mundo”, diz o Superintendente.

Dentre essas lives, um destaque para ‘A Nova Portaria nº 14.816’, apresentada em 24 de junho de 2.020, e que foi realizada pela Abipem -- Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais.

“Arrematando, entendo que os eventos cumpriram seus objetivos, pois é a alternativa disponível no momento. Mesmo com o retorno das atividades presenciais, estes devem continuar, como forma de aproximar as fontes de informações e seus beneficiários, sem ter de se deslocar de uma cidade para outra. É uma forma alternativa excelente para qualificar os profissionais”, observa Sérgio.

Sabrina Poveda Verne, Diretora de Benefícios Previdenciários, também aproveitou este período e, embora o atendimento ao público tenha permanecido de modo remoto, conseguiu assistir a diversos cursos e lives.

E cita alguns, como ‘Previdência complementar e sua obrigatoriedade devido a Emenda Constitucional 103/2019’; ‘Aspectos jurídicos polêmicos da Emenda Constitucional 103/2019’; ‘Pró-Gestão: Implantação, manutenção da certificação e a sua relação com as normativas nacionais’; Lei 13.846/19 e a Portaria 9.907/20 – Responsabilidade dos Gestores, Conselheiros e Membros do Comitê de Investimentos’;  e ‘Aplicabilidade da Emenda Constitucional 103/19 nos Municípios’.

Todos os cursos acima mencionados foram oferecidos pela Apeprem, em parceria com a empresa ABCPrev.

“Fiquei satisfeita com o conteúdo, foram bem didáticos e esclarecedores, tanto quanto seriam presencialmente, pois, até na modalidade ‘on-line’, podíamos fazer perguntas. Todo o conteúdo abordado nos cursos on-line são de extrema importância para o meu dia a dia no São João Prev, já que realizo atendimento aos servidores e, dentre eles, o esclarecimento de dúvidas sobre questões previdenciárias e alterações nas legislações”, considera Sabrina.

Daniela Perez Fernandez Ravena, a Procuradora do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de São João da Boa Vista-SP também participou de alguns, como ‘Aplicabilidade da EC 103/2019 nos Municípios’, que o Dr. Douglas Figueiredo ministrou no dia 16 de junho, pelo YouTube; ‘Aspectos Jurídicos Polêmicos da EC 103/2019’, palestra virtual, também no YouTube, proferida pela Dra. Magadar Briguet, em 19 de agosto; e ‘Obrigatoriedade de Implantação da Previdência Complementar (EC 103/1019)’, que envolveu diversos palestrantes no dia 10 de setembro.

Assim como Sabrina, Daniela também ficou extremamente satisfeita com esses cursos, os quais considerou excelentes, e aponta a facilidade de não ter que se deslocar para outra cidade para realizá-los, como uma vantagem.

“As transmissões foram excelentes, nada deixando a desejar em relação aos presenciais. Inclusive, podíamos fazer perguntas ao vivo pelo ‘chat’ do Youtube. O conteúdo é extremamente pertinente para o meu dia a dia de trabalho, pois, como sou do Departamento Jurídico, preciso de todo conhecimento possível sobre as alterações na Constituição. A visão de profissionais com mais experiência é extremamente benéfica na realização do trabalho no Instituto”, enfatiza Daniela.

Outro que também assistiu a alguns cursos neste período de atendimento não presencial ao público foi Cleber Augusto Nicolau Leme, Diretor Jurídico do São João Prev.

Dentre os cursos on-line, Cleber destaca ‘Aspectos Jurídicos Polêmicos da Emenda Constitucional 103/2019’, realizado no dia 19 de agosto, ministrado pela Associação Paulista de Entidades de Previdência do Estado e dos Município (APEPREM), em parceria com a empresa ABCPREV Gestão e Formação Previdenciárias; ‘Lei 13.846/19 e a Portaria 9.907/20 – Responsabilidade dos Gestores. Conselheiros e Membros do Comitê de Investimentos’, ocorrido em 07 de julho, ministrado pela Associação Paulista de Entidades de Previdência do Estado e dos Município (APEPREM), em parceria com a empresa ABCPREV Gestão e Formação Previdenciárias; e ‘A Reforma Administrativa e as mudanças propostas do Regime Jurídico Funcional do Servidor’, realizado no dia 06 de outubro, ministrado pela empresa ABCPREV Gestão e Formação Previdenciárias.

“A participação em cursos on-line de capacitação profissional tem sido de grande valia neste momento de pandemia, em que os encontros presenciais não podem ser realizados regularmente, notadamente em função das diversas e profundas alterações legislativas que estamos vivenciando na área da previdência geral e pública. São cursos que abordam temas importantes que vão desde as questões polêmicas da Reforma da Previdência promovida pela Emenda Constitucional 103/2019 que alterou regramento constitucional sobre a Previdência Geral com impacto significativo também sobre a Previdência dos Servidores Públicos; Responsabilidade de Gestores, Conselheiros e Membros de Comitê de Investimentos dos Regimes Próprios de Previdência dos servidores públicos, bem como a tão comentada e em estudo ‘Reforma Administrativa e as mudanças propostas do Regime Jurídico Funcional do Servidor’”, justifica Cleber.

O Diretor Jurídico finaliza com a consideração de que iniciativas como estas, promovidas pela APEPREM e pela ABCPREV, de trazer tais assuntos em discussões aprofundadas sobre estes importantes temas de forma on-line e de maneira a alcançar o maior número de pessoas interessadas, só vem a contribuir na ampliação do debate sobre estas questões, acesso a informações de qualidade e aprimoramento profissional daqueles que diariamente lidam com a questão previdenciária, para que possam cada vez mais servir com qualidade os segurados e seus dependentes.