São João Prev

INFORMATIVO

Informativo sobre novo procedimento para Empréstimos Consignados

Ação visa facilitar e dar mais segurança aos consignados

Prezados aposentados e pensionistas,

 

O São João Prev, por meio deste comunicado, informa a todos os seus segurados a recente alteração procedimental para formalização de empréstimos consignados em folha de pagamento.

Com base no recente escândalo envolvendo os descontos não autorizados em folha de pagamento por parte do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), bem como a fiscalização extraordinária conduzida pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), a segurança e rigor dessas operações se tornou, mais do que nunca, matéria de aperfeiçoamento institucional para proteção dos proventos de nossos segurados.

Destacamos que o procedimento anterior, embora seguro e com travas manuais de segurança, como o prazo para emissão de carta margem, assinatura e conferência por dois responsáveis na autarquia, poderia ser aperfeiçoado, tendo em vista que nos deparamos com pontuais inconsistências que justificaram a nova metodologia.

Através do Contrato nº 011/2025, firmado com a empresa CONSIGNET SISTEMAS LTDA., o São João Prev alcança um marco importante na transparência e segurança na gestão de empréstimos consignados.

Sendo o pioneiro nessa modalidade de operação no Município, a Prefeitura também se encontra em fase de contratação para implantação do mesmo sistema utilizado pela autarquia.

O novo sistema permitirá ao segurado a formalização de empréstimos consignados em folha de pagamento com maior celeridade, menor burocracia e mais segurança. A carta margem deixa de ser obrigatória e o segurado pode formalizar seu empréstimo diretamente com uma das instituições financeiras credenciadas com o São João Prev.

A finalização da operação e lançamento em folha de pagamento depende da juntada de autorização assinada pelo próprio segurado, promovida pela instituição financeira, do qual o São João Prev terá acesso, providenciará a conferência e acervo interno à disposição dos órgãos de fiscalização externa. A ausência do documento assinado implica necessariamente no bloqueio da operação.

Além disso, o sistema conta com trava em tempo real do limite legal de 35%, apurando parcialmente o saldo disponível para novas operações de acordo com o valor já comprometido, bem como impedindo novas operações quando a margem estiver superada – evitando possíveis fraudes e comprometimento excessivo dos proventos dos nossos segurados.

De forma adicional, e facultativa, o segurado pode ter acesso ao aplicativo Consignet (clicando aqui) (SIG Servidor na PlayStore ou Apple Store) para acessar informações sobre contratos em andamento, número de parcelas restantes e até mesmo realizar simulações entre as instituições financeiras credenciadas sobre taxas de juros.

A necessidade de otimizar e automatizar os processos relacionados à gestão de margem consignável em folha de pagamento é essencial para garantir a eficiência administrativa e o controle rigoroso sobre a segurança de nossos segurados!

Por fim, visando facilitar a transição e agilidade de novas operações, informamos aos segurados que não será obrigatória a chave de acesso via aplicativo para finalização das operações, sendo certo que toda a tratativa se dará diretamente com as instituições financeiras credenciadas mediante assinatura de autorização expressa para descontos em folha de pagamento.

Contamos com a colaboração de todos e estamos à disposição para qualquer esclarecimento em nossos canais de comunicação.

Atenciosamente,

Equipe São João Prev