Audiência Pública do São João Prev foi bastante esclarecedora

Durante a transmissão virtual, assuntos como realização do cálculo atuarial, balancete e diversos outros foram colocados ao público

(Créditos foto: Câmara Municipal - São João da Boa Vista)

Na manhã desta quarta-feira, 5 de maio, ocorreu a 1ª Audiência Pública Virtual do São João Prev, a qual foi transmitida pelo YouTube da Câmara de São João da Boa Vista.
Se você não pôde acompanhar, ainda é possível conferir como foi o evento, pois o vídeo se encontra, na íntegra, no canal de YouTube do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de São João da Boa Vista,  cujo link é https://www.youtube.com/channel/UCTYUo52nwYbFDrD-ze2rkHg (procure por ‘São João Prev’ ao acessar o Youtube).
Na ocasião, o Superintendente Sérgio Venício Dragão explicou como o Instituto funciona, é composto, mantido e como é realizado o cálculo atuarial.
E lembrou que, no tocante à taxa de administração, o São João Prev economizou  em 2020, em termos de valor disponível e utilizado, citando o balancete das despesas do mês de dezembro do ano passado.
O Relatório de Governança Corporativa --quanto foi pago em benefícios, ao longo dos anos 2018, 2019 e 2020-, e o equilíbrio financeiro / atuarial deste mesmo período também foram tratados pelo Superintendente, na ocasião.
“O importante é a gente ir monitorando e acompanhando, para manter o nosso Instituto equilibrado”, disse Sérgio.
Lívia Ricetti Oliveira Toni, a Diretora Administrativa e Financeira, por sua vez, explicou como é meta atuarial, como é formado o Comitê de Investimentos e a carteira do São João Prev – esta última, que vem sendo superada a cada ano, mesmo que, em 2020, tenha sido diferente, por conta da pandemia da Covid-19- e esclareceu ainda sobre o órgão colegiado do referido Comitê.
A Audiência também teve a participação de Sabrina Poveda Verne, Diretora de Benefícios Previdenciários, que  em primeira mão, anunciou que uma Cartilha Previdenciária está sendo preparada, por ela e pela Lívia, para ser distribuída a todos os servidores, ativos e inativos.
“Esta Cartilha começou a ser criada em 2015, foi atualizada e agora, está para ser finalizada. E será distribuída a todos os Servidores, para que eles possam compreender todos os detalhes do São João Prev, seus direitos, regras de benefício e elucidar melhor todas as dúvidas que o Servidor pode ter”, comentou Sabrina, completando que a Cartilha, depois de pronta, também ficará no site do Instituto.
Por fim, tratou-se do CRP- Certificado de Regularização Previdenciária- emitido pela Secretaria de Previdência- e que será renovado no São João Prev, no próximo dia 17, bem como lembrou-se  do prêmio de boas práticas, conquistado pelo Instituto em 2013, quando ficou em 3º lugar em médio porte, no Congresso Nacional.
As decisões dentro do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de São João da Boa Vista não são tomadas por uma só pessoa, mas por um colegiado, e tudo isso ficou bem esclarecido nesta  Audiência Pública, o que deixou evidente o compromisso e transparência que o São João Prev tem em suas ações junto ao público que assiste.