São João Prev

NOTÍCIAS

Equipe do São João Prev acompanhou o 16º Congresso Apeprem

Realizado totalmente on-line, nos dias 14 e 15 de outubro, evento correspondeu às expectativas de todos

O 16º Congresso Estadual de Previdência - Apeprem ocorreu nos dias 14 e 15 de outubro,  pela primeira vez de modo on-line, com palestras transmitidas em tempo real pelo YouTube/Apepremsp.

Organizado pela Associação Paulista das Entidades de Previdência dos Estados e Municípios – Apeprem, o 16º Congresso conta com apoio da Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais – Abipem e da Secretaria de Previdência – Sprev.

A equipe do São João Prev acompanhou tudinho, diretamente da sede e alguns participaram pela primeira vez, mas todos foram unânimes em apontar aspectos abordados no evento que vão contribuir ainda mais para a área de trabalho deles.

Na opinião de Leandro Donizete Gonçalves Pedro, Auxiliar Previdenciário, um dos que ainda não haviam participado deste Congresso, o evento foi muito bem organizado e com transmissão perfeita.

“Dava a sensação de estar presente. Penso que seja um modelo a se copiar, ou seja, que os eventos explorem mais a internet. Isso ajuda tanto na questão econômica, quanto também no próprio aprendizado, uma vez que é possível assistir a alguma palestra novamente, já que ficam gravadas. Enfim, no quesito aprendizado, que é o mais importante, não fica nada a desejar”, comentou ele, completando que a plataforma on-line também possibilita abranger um público maior.

Daniela Perez Fernandez Ravena, Procuradora São João Prev, destacou que o  Congresso trouxe diversos painéis, com temas variados, como, por exemplo, os impactos, procedimentos e legislações decorrentes da Pandemia da Covid-19, a obtenção do Pró-Gestão, Governança Corporativa, as alterações realizadas na Emenda Constitucional 103/2019, a Lei Geral de Proteção de Dados, entre outros.

“Todos os palestrantes são pessoas extremamente especializadas nesses assuntos, com muito conhecimento, então, as palestras trouxeram muita informação e nos ajudarão muito no São João Prev. Na minha área de atuação – a jurídica – acredito que a palestra mais relevante foi a ‘Política de Informações junto ao RPPS’, ministrada por Francisco Carlos Fernandes e Caio César de Oliveira, que trouxe os principais aspectos da Lei Geral de Proteção de Dados. Foi relevante, pois a lei se aplica também às entidades públicas, que deverão realizar várias adequações internas, a fim de cumpri-la, protegendo os dados dos segurados, beneficiários, servidores e demais partes relacionadas. Foi uma palestra muito didática e rica em conteúdo, que ajudará o São João Prev a fazer as adequações necessárias”, disse Daniela.

O Diretor Jurídico Cleber Augusto Nicolau Leme enfatizou que o Congresso é muito importante para se atualizar sobre temas novos, complexos, polêmicos e relevantes para o aprimoramento e prestação de serviços de qualidade aos segurados e dependentes, assistidos por este Instituto de Previdência.

“Por ser da área jurídica, para mim foi de grande importância a abordagem do tema da Previdência Complementar, cuja implantação é obrigatória no prazo de 02 (dois) anos a partir da EC nº 103/2019, assim como, a questão das Obrigações aos Estados e Municípios em face da EC nº 103/2019. São alterações significativas que vieram e devem ser implantadas pelos Regimes Próprios de Previdência dos Estados e Municípios em decorrência da Reforma da Previdência havida no final do exercício de 2019. Debater e se aprofundar nestes temas permite aquisição de conhecimento necessário para a adoção das providências para a adequação do São João Prev à nova legislação constitucional”, observou Cleber.

Outra que ficou satisfeita foi Priscila de Andrade Bertholucci, que é Auxiliar Previdenciário 2 – Área Geral no São João Prev.

Prefiro cursos presencias, mas gostei de participar desse. E, por ser on-line, possibilitou que todos pudessem participar -- se fosse presencial, provavelmente eu não teria participado. E o Congresso abordou assuntos bem variados, então procurei me focar nas palestras que tinham mais sentido para minha área. Assisti ‘Pandemia e os Reflexos nos RPPS’, que deu um panorama geral sobre como os RPPS foram afetados pela pandemia; a [palestra] sobre a Nova Portaria que está sendo desenvolvida pela Secretaria de Previdência, que vai facilitar a consulta da normas pelos RPPS; e também a palestra sobre o Pró-Gestão, que é a certificação que o Instituto está buscando. Apesar de já ter uma noção sobre o que se tratava, eu pude me aprofundar e entender os benefícios do São João Prev e outros RPPS obterem a certificação”, pontuou Priscila.

Para a Técnica em Contabilidade Ednéia Ridolfi, que também participou desse Congresso pela primeira vez, a experiência foi muito proveitosa.

Não teve nenhum custo para o São João Prev e todos puderam participar. Quando se trata de presencial, somente a diretoria tem participado. Seria bom se houvesse mais nesse segmento, pois assuntos abordados de novas leis e mudanças na forma de contabilizar são de grande aproveitamento pra todos, além desta forma on-line ser mais fácil de dialogar e trocar informações entre a equipe”, comentou Edneia.

Fábio Luiz Braghini, Auxiliar Previdenciário 3 – área Transporte, igualmente satisfeito com o conteúdo apresentado pelos palestrantes, completou que o modelo com perguntas pelo chat foi muito bom, por ter uma interatividade com os participantes.

“Mas as interrupções, pelo fato de alguns palestrantes estarem em suas casas, atrapalhou um pouco. Os tópicos foram bem atuais, principalmente quando relacionados com o cenário atual de juros e as vantagens de investimentos para o RPPS que tenha a certificação Pró-Gestão. O tópico mais importante, na minha opinião,  foi a sustentabilidade que o Pró-Gestão pode gerar ao longo do tempo na forma de gerenciamento do RPPS”, avaliou Fábio.

Para Edilaine Ap. Trindade, que atua no São João Prev como Contadora, o conteúdo que o 16º Congresso trouxe foi relevante para o setor contábil, principalmente o da palestra ‘A Contabilidade dos Investimentos do RPPS em situações de volatilidade.’

Ramon Sanches Nogueira, chefe de Recursos Humanos do São João Prev, lembrou que a forma não presencial de transmissão do 16º Congresso atendeu também as necessidades de segurança e saúde das pessoas, neste momento de pandemia.

“Posso ressaltar a importância de abordar o assunto de estratégias e alternativas de fundos de investimentos que possam colaborar com uma rentabilidade maior para o patrimônio dos RPPS neste período de incertezas a nível global e que acabam afetando mais ainda o Brasil, por ser um país emergente e com menos interesse por parte dos investidores estrangeiros. Como membro do Comitê de Investimentos, ressalto os que abordam fundos de investimentos alternativos, fundos estrangeiros e  a importância do Pró-Gestão para aumentar a faixa permitida de aplicação nestes fundos menos tradicionais, mas que possuem grande potencial”, acentuou Ramon.

E o Auxiliar Previdenciário Brian Henrique Messias ficou satisfeito e, como os colegas, também considerou que o fato do 16º Congresso ter sido 100% online facilitou a participação de todos.

“Se fosse presencial, acredito que somente alguns conseguiriam e acho que esse é um ponto positivo, apesar de não ser o melhor método para ensino. Penso que, com algumas adaptações, esse tipo de serviço pode ser melhor aproveitado”, finalizou Brian.